Rede de cuidado e bem-estar

Acompanhe

Rede de cuidado e bem-estar

Sono fragmentado: sinais que seu corpo precisa do descanso adequado

O corpo pede ajuda quando algo sai do script e entender isso é fundamental para a sua saúde física e mental.


O descanso faz parte fisiológica do organismo humano, a falta dele pode causar inúmeros prejuízos à saúde, como perda de memorização, falha na cognição e desempenho motor.


Ainda vale salientar que aumenta a irritabilidade, as dores de cabeça, podendo causar enxaquecas, visão mais embaçada e muitas vezes mudanças no metabolismo. 


Segundo a Academia Americana do Sono, é importante dizer que o sono ideal para adultos, está entre 7 a 9 horas de descanso, já adolescentes precisam de 8 a 10 horas para que o corpo recupere a energia perdida. Assim, temos as fragmentações dos sonhos, dividida entre as fases REM e NREM.


REM e NREM: quais as características?

Existem diversas definições para distintas fases do sono. No entanto, as principais e mais estudadas se trata da REM e NREM. Sendo assim, é importante entender de fato o que cada uma significa.


O sono denominado NREM é um sono sereno que conta com baixa frequência cardíaca e respiratória, caracterizando cerca de 75% a 80% do sono humano geral. É nessa fase que acontecem variações dos níveis de consciência. 


Segundo o Instituto do Sono, as fases primárias do sono são definidas como:

  • Não-REM 1 – tem como duração de 1 a 5 minutos, onde acontece a transição da vigília – períodos meio acordado e meio dormindo- para um sono leve.
  • Não-REM 2 – dura em torno de 10 a 60 minutos, momento em que o sono leve começa a se tornar mais profundo.
  • Não-REM 3 – com a durabilidade de 20 a 40 minutos, onde acontece o sono profundo.


E por fim tem a fase REM, apresentando alterações fisiológicas, como aumento da frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial e do fluxo sanguíneo cerebral. É o momento onde ocorrem atividades cerebrais consideradas importantes para a memória e aprendizado.


Essa é a fase mais similar à vigília, representando 25% do tempo total do sono. Porém é aqui que acontecem os sonhos.


Sono fragmentado? O que é e como evitá-lo?

Classifica-se sono fragmentado aquele em que o indivíduo tem diversas pausas do sono, acordando inúmeras vezes durante o que deveria ser descanso.


Além disso, uma característica comum para indivíduos com sono interrompido é a agitação, mudanças frenéticas de posições na cama.


A causa, entre pacientes com esse distúrbio, pode ser em decorrência de doenças como apneia, que consiste em falhas respiratórias no estado de inconsciência. Sintomas comuns são, também de sono fragmentado, são mudanças de humor, enxaqueca, sono exagerado no período diurno e fadiga durante o dia todo.


Na persistência dos sinais e para evitar que esse incômodo vire rotina, o indicado é procurar ajuda profissional de confiança. 


Quatro dicas para ter um sono melhor

Além de procurar ajuda profissional, existem alguns atos diários que podem ajudar na melhora do sono e, consequentemente, no aumento do descanso noturno. 

1.  Estabeleça uma rotina com horário para dormir e acordar: para que funcione você precisará deixar de lado tudo aquilo que possa te atrapalhar a dormir no momento estabelecido, como celular, luzes, televisão e etc.

2.  Evite dormir fora do horário definido: no entanto, se seu corpo está precisando de um “up”, uma soneca de até 30 minutos pode ser uma exceção.

3.  Cuide da sua alimentação: evitar comidas pesadas e gordurosas, bebidas alcoólicas e café durante a noite pode ser um bom começo.

4.  Monte um ambiente de descanso confortável: tudo influencia no seu descanso, como o seu colchão, as roupas de cama e as luzes do ambiente, implementar o que é mais confortável é primordial para uma noite de sono boa.


Acompanhar e perceber os sinais que seu corpo anuncia é extremamente importante para que as ações sejam tomadas para um diagnóstico ou uma melhora de descanso na rotina, atente-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish
Abrir chat
Olá. Aqui é a Nido!
Posso ajudar ?

Nosso horário de atendimento é de 2a a 6a feira, das 8h30 as 17h. Deixe sua mensagem que um de nossos consultores irá responder assim que possível.