Entenda por que cuidar da saúde agora é ainda mais importante.
Cuidar da saúde para viver mais. Esse não é um tema novo, porém atualmente ganha relevância. Isso porque a chegada da pandemia da Covid-19 muitas coisas mudaram pelo mundo todo. Incluindo a convivência social, o trabalho e a atenção redobrada com a saúde.
Estar frente a frente com essa doença mostrou muito mais que apenas o medo. É preciso coragem e incentivo para se cuidar e evitar riscos.
Perder 4,4 anos de expectativa de vida – como mostra essa pesquisa do Ipea (veja matéria de fevereiro no site da CNN Brasil) – é um alerta. E cuidar da saúde pode fazer com que a perspectiva da existência mude e aumente.
Como cuidar da saúde diariamente?
Viver muito e com qualidade só é possível para as pessoas que se preocupam com o bem-estar diário e buscam cuidar da saúde física e mental. E para que isso seja eficaz é necessário seguir três princípios básicos: praticar esportes, se alimentar de forma saudável e se hidratar.
É mais fácil do que se imagina manter a saúde em dia, já que só depende da atitude de estabelecer hobbies saudáveis, garantindo uma boa noite de sono, evitando álcool e cigarros e seguindo os princípios básicos citados anteriormente.
De acordo com estudos, 10 minutos de atividade física por dia pode salvar vidas – como mostra matéria da CNN. Gastamos esse tempo em telas de celulares, deitados ou assistindo TV. Por que não usar para investir na saúde? Existem diversas opções para exercícios rápidos e prazerosos, como dança, caminhada ao ar livre, ioga, andar de bicicleta, pular corda, etc.
Além disso, a prática de vida saudável “mantém o corpo em forma e a mente alerta”, segundo pesquisa divulgada pelo portal Terra. Bons hábitos ajudam a melhorar a saúde e o bem-estar, prevenindo doenças e impedindo a piora de casos crônicos.
Mas como encaixar tudo isso na correria do dia a dia?
Cinco práticas saudáveis no dia a dia
Para começar a cuidar da saúde, o primeiro passo é querer; depois, é preciso começar a definir o que você consegue, ou não, inserir na sua rotina.
1. Pratique exercícios: as possibilidades são muitas, então basta encontrar a que mais combina com você e te proporciona prazer. Algumas opções são: musculação, pilates, ciclismo, caminhada, dança, natação e yoga, entre outros. Entre essas opções, você encontra, inclusive, práticas gratuitas.
2. Alimentação nutritiva: não é mito quando dizem que a primeira refeição do dia é a mais importante. O desjejum auxilia para que no decorrer do dia não aconteça o consumo indevido de alimentos não saudáveis. Ter uma dieta balanceada é fundamental, então procure um profissional.
3. Beber água: cada indivíduo precisa ingerir determinada quantidade de água por dia, e como fazer esse cálculo? Basta multiplicar o seu peso por 35, assim você encontra o valor ideal.
4. Check-up: investigar anualmente como anda sua saúde é extremamente importante, consultar seu médico de confiança e realizar exames gerais para ter a certeza que tudo está dentro do que é considerado normal precisa fazer parte do seu planejamento saudável.
5. Relação sexual segura: a prática do sexo faz muito bem para a saúde, ajuda a aliviar sintomas da TPM, emagrece, melhora o sono, reduz o estresse e muito mais. Mas lembre-se de sempre se proteger e evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo uma gravidez indesejada.
Apesar da pandemia ter mexido muito com a saúde mental da população mundial, ainda é possível se prevenir e se cuidar para que outras doenças não apareçam.
E a saúde mental, como fica?
É sim muito importante cuidar da saúde física, mas é tão quanto a mental. Além das dificuldades do cotidiano, no trabalho e vida pessoal, tem a internet que mexe com o psicológico cada vez mais.
Observar como andam seus pensamentos e comportamentos também precisa estar na sua rotina, tente inserir hábitos como:
1. Encontrar um hobby em que consiga se desconectar de tudo que te faz mal, leitura, música, filmes, esportes e entre outros.
2. Guardar um tempo para você refletir, se conhecer melhor e aproveitar sua própria companhia.
3. Consultar um psicólogo, a terapia previne problemas muito maiores do que se pode imaginar.
Não tenha vergonha de se cuidar. Aliás, é motivo de orgulho dar atenção a si para viver melhor consigo e com os outros.