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Como lidar com as reuniões em excesso no sistema remoto de trabalho?

Se a sua realidade é lidar com reuniões de trabalho em excesso, esse texto é para você. Durante a pandemia, nos deparamos com diversas adaptações no campo organizacional e uma delas é a necessidade de fazer reuniões online. Só que o hábito de se reunir passou a ficar cada vez mais comum e até excessivo. 

 

“Fadiga de Zoom”, fenômeno que define o estresse causado pelas reuniões virtuais, foi notado até em pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria, como diz matéria do InfoMoney.

 

“Quando não tínhamos pandemia e falávamos em home office, todos queriam ter essa oportunidade de trabalhar de casa. E, com os primeiros meses de home office, a receptividade parecia geral. Mas, depois do terceiro, quarto mês, algumas pessoas começaram a se saturar. Falta interação social real e sobra pressão”, diz Vitor Silva, Branch Manager da consultoria empresarial Robert Half, à reportagem. 

 

A publicação ainda ressalta que, segundo Silva, o desafio é ainda maior ao considerar o impacto dessa nova dinâmica de trabalho na saúde dos funcionários. “Ficar o dia todo em frente ao computador, pulando de call em call, afeta diretamente a saúde mental – e física – desses empregados.



Reunião que não acaba mais

 

Por um lado, o home office trouxe a oportunidade de fazer mais reuniões no dia, já que não investimos tempo de deslocamento, entre outros. A gente pode sair de uma reunião e já entrar em outra. Outra coisa comum e até mesmo estranha para o mundo corporativo (quem nunca) é alguém participar duas ou mais reuniões simultaneamente. Haja cérebro e energia, não é mesmo?

 

Por isso, tivemos que aprender a lidar com essa organização deficiente para não deixar que a ineficácia tomasse conta desses encontros. Ou seja, fazer reuniões mais ágeis e eficientes.

 

Para que o controle não seja perdido, existem algumas coisas que podemos fazer para manter sã a prática de fazer reuniões online.

 

O primeiro passo é deixar livre para que todos se apresentem e pontuem sua função na reunião. Em seguida, é preciso estabelecer regras para que o encontro seja leve e eficaz.

 

Há também dicas para seguir antes mesmos de fazer a reunião. Como avaliar os objetivos dela e os seus níveis de prioridade.

 

Desmarque aquelas que não estiverem com as metas e assuntos bem esclarecidos. É importante melhorar a habilidade de facilitar as reuniões e isso pode acontecer com os feedbacks dos colaboradores, que podem ajudar a tornar esse processo mais funcional.

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