Existem alguns cuidados que devemos tomar quando o assunto é atividade física. O fortalecimento muscular, uma boa alimentação e treinos de força podem ajudar a evitar as possíveis lesões. Manter-se hidratado, bem alimentado e sempre buscar orientação de um profissional, pode valer para que sua performance seja excelente.
Começou a doer? Procure um médico. Um estudo brasileiro divulgado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte mostrou que cerca de 36,5% dos corredores ou atletas tinham algum desconforto durante a prática de atividades físicas.
Quanto mais você demorar para procurar ajuda e resolver o problema, maior pode ficar a lesão. Por isso a ênfase em estar sempre de olho nos incômodos ou dores.
Se você sofre com algum desconforto enquanto pratica exercício físico é muito importante procurar um médico ou um especialista para o tratamento imediato. Além de lesões graves, essa dor pode baixar o seu rendimento no esporte e até mesmo no trabalho.
Alerta também para o coração
O site Boa Forma traz conteúdo que ressalta a importância de cuidado para os “esportistas de fim de semana”.
“Quando alguém que não treina com frequência decide fazer, acaba exagerando. E isso é perigoso por dois motivos: pode sobrecarregar o coração e aumentar muito a pressão sanguínea; ou então aparecerem sintomas de problemas cardíacos que ela não sabia que tinha antes, porque não praticava”, diz uma cardiologista.
Dicas para começar a praticar atividade física:
-
Procure o médico para avaliar qual atividade, tempo e intensidade é a mais indicada para você.
-
Escolha uma atividade que goste.
-
Pratique todos os dias, no mínimo, 30 minutos de atividade ou 50 minutos de três a cinco vezes por semana.
-
Desça do ônibus antes e siga caminhando até a casa ou o trabalho.
-
Prefira a escada em vez do elevador.
-
Busque informações sobre as atividades gratuitas perto de casa.
-
Sempre que o desânimo aparecer, lembre-se do bem que a atividade proporciona.
Fonte: Unimed