A ergonomia é um conceito estabelecido por meio da norma regulamentadora (NR-17), que tem como objetivo garantir parâmetros para uma boa condição de trabalho, que contribui para o bem-estar físico e mental dos trabalhadores. Algumas doenças funcionais são ligadas a más posturas, esforço repetitivo e sobrecarga muito alta, entre outros problemas.
Essas doenças devem ser evitadas e para isso existe a ergonomia no espaço de trabalho.
Mas quando falamos de trabalho remoto, dificilmente nos preocupamos com a ergonomia, baseando que estamos no conforto da nossa casa. E essa pontuação não pode ser deixada de lado, até porque faz parte dos direitos do trabalhador, um ambiente propício para a execução daquelas tarefas diárias e que não seja prejudicial a sua saúde.
Para usar o seu posto de trabalho em modelo home office, é necessário escolher os seus horários de trabalho e segui-los com disciplina. Além disso, uma boa mesa, um monitor de qualidade e todos os artefatos para a execução com uma boa postura e conforto.
Além disso, as pausas também são muito importantes. Isso faz parte do seu horário de trabalho e faz bem para “refrescar as ideias”.
Guia de ergonomia para o trabalho remoto
O Ministério da Saúde lançou o Guia de Orientações Ergonômicas para o Trabalho Remoto em 2021.
O material traz orientações de como ajustar o posto de trabalho quanto a: mesa, monitor, notebook, braços, ombros e pernas, punhos e mãos, cadeira e iluminação.
O leitor também encontra recomendações de como relaxar, se alimentar bem e fazer alongamentos, entre outras práticas. Vale dar uma lida!