Meditação não é um tema novo e sabemos que está diretamente ligada a tratamentos de estresse e sobrecarga emocional. Trata-se de uma prática ancestral com raízes orientais, baseada em técnicas que desenvolvem habilidades de concentração, foco e tranquilidade, numa tentativa constante de nos trazer para o presente, em sintonia com o bem-estar e a saúde, corpo e mente.
Diversos especialistas chancelam que a meditação traz inúmeros benefícios à saúde, como: alívio do estresse, diminuição da pressão arterial, redução os níveis de ansiedade, aumento da concentração, melhora na qualidade do sono, melhora na saúde mental, redução da perda de memória, aumento da criatividade, melhora na solução dos problemas e ajuda na organização mental.
Quando linkada ao trabalho, a meditação tem o objetivo de acalmar a mente, para acelerar o ritmo do trabalho e tornar sua atividade mais produtiva. Além disso, conseguimos aumentar a nossa criatividade nos dando espaço para organizações mentais e físicas e nos levando para uma qualidade elevada.
Para começar, basta você querer. Cresça no seu ambiente de trabalho praticando meditação!
Desenvolvimento de habilidades interpessoais
Um dos benefícios da meditação é o desenvolvimento de habilidades interpessoais. O Instituto Brasileiro de Coaching destaca o tema em seu site.
“Os indivíduos de destaque em suas áreas, além de terem excelência nas questões profissionais, precisam desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal. Saber conversar com os colegas e contornar situações complexas se mostra um ponto diferencial, especialmente para quem está em posição de liderança”, ressalta a publicação.
E conclui: “Ao meditar, o indivíduo desenvolve mais da sua autoconsciência e do seu autocontrole, tornando-se mais centrado em relação às suas emoções no ambiente de trabalho. A meditação pode impulsionar o desenvolvimento da inteligência emocional, postura profissional adequada, capacidade de diálogo e aumento da produtividade de atividades em grupo”.